Uma proposta de Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (PMCTI) está em discussão em Guarapuava por meio de um projeto de lei que está na pauta da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (30/06). A iniciativa é considerada um passo estratégico fundamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo da cidade.
A Política se integra a outras ações já realizadas na área, segundo justificativa do Executivo, como a criação do Conselho Municipal de CT&I (CMCTI) e do Fundo Municipal de Inovação (FMI). O projeto de lei busca consolidar esses esforços, criando um arcabouço legal robusto para coordenar e direcionar investimentos e ações para áreas prioritárias, alinhadas às vocações locais e às demandas da sociedade.
Proposta
A implementação da PMCTI e do Sistema Municipal de CT&I (SMCTI), que integrará os diversos atores do ecossistema local, promete diversos benefícios para Guarapuava. Entre eles, destacam-se:
Desenvolvimento Econômico: Estímulo à criação de empresas de base tecnológica, diversificação da matriz econômica e aumento da competitividade.
- Geração de Emprego e Renda: Criação de postos de trabalho qualificados e com maior valor agregado.
- Melhora dos Serviços Públicos: Incorporação de tecnologias e processos inovadores na gestão municipal.
- Atração e Retenção de Talentos: Criação de um ambiente atrativo para pesquisadores e empreendedores.
- Desenvolvimento Social: Aplicação de soluções inovadoras para desafios em áreas como saúde, educação e meio ambiente.
- Fortalecimento do Ecossistema de Inovação: Consolidação de Guarapuava como polo regional de CT&I.
- Sustentabilidade: Promoção de práticas inovadoras que conciliam desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Pela proposta em discussão, a Política Municipal de CT&I será regida por princípios como a promoção da inovação como estratégia de desenvolvimento, o estímulo à cooperação entre entes públicos e privados, o fomento ao empreendedorismo inovador e o incentivo à formação de recursos humanos.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



