Cultura News

Prefeitura de Guarapuava não repassou para Câmara recursos obrigatórios 

Falta de repasse configura “crime de responsabilidade do Prefeito Municipal”, conforme Constituição Federal. 

Portal da Transparência da Câmara não registra o repasse. Imagem: reprodução site Câmara de Vereadores de Guarapuava.

21/01/2025 às 12:23

Compartilhe:

Sem abrir o Orçamento 2025, a Prefeitura de Guarapuava não repassou para a Câmara de Vereadores o percentual obrigatório referente ao mês de janeiro. A obrigação do Executivo é repassar o montante até o dia 20 de cada mês, conforme a Constituição Federal. 

O artigo 29-A da Constituição Federal determina que até o dia 20 de cada mês sejam repassados os valores para o funcionamento da Câmara de Vereadores. 

No mesmo artigo,  a Constituição caracteriza como “crime de responsabilidade do Prefeito Municipal […] não enviar o repasse até o dia vinte de cada mês”. 

Em Guarapuava, o percentual de repasse para o Poder Legislativo é de 6% da receita realizada no exercício fiscal anterior. Na Lei Orçamentária Anual 2025 o valor previsto para o ano é de R$33 milhões.

Além da Constituição Federal, o repasse está previsto no artigo 28 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O não cumprimento do repasse pode gerar rejeição das contas.

Orçamento fechado 

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Lei Orçamentária Anual de 2025, aprovada no ano passado pela Câmara de Vereadores. O Executivo aponta erros como despesas maiores que receitas que inviabilizam a execução da lei. 

Com isso, nenhuma despesa foi paga até o momento, nos 21 primeiros dias de mandato. Se o problema não for resolvido até o final do mês, a folha de pagamento dos servidores públicos municipais não poderá ser gerada e paga.

Veja a entrevista do Secretário de Finanças Luciano Croti:

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!