Prefeitura de Guarapuava vai cortar plantões médicos nas unidades de urgência e emergência para conter despesas

Um comunicado interno da Secretaria Municipal de Saúde informa que os plantões médicos serão reduzidos a partir de 21 de outubro.

Unidades de pronto atendimento terão escalas de médicos reduzidas a partir de 21 de outubro. Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava.

16/10/2024 às 16:46 - Atualizado em 17/10/2024 às 18:12

Compartilhe:

Um comunicado divulgado em um grupo de WhatsApp interno da Secretaria de Saúde de Guarapuava informa que a escala de médicos será reduzida no setor de urgência e emergência a partir de 21 de outubro. A justificativa apontada é a necessidade de reduzir gastos. A Prefeitura foi procurada no início da terde desta quarta-feira (16/10), mas não retornou ao pedido de esclarecimentos sobre o comunicado.

“Assim como TODAS AS SECRETARIAS da prefeitura terá redução de gastos, o nosso departamento passará por algumas alterações devido as questões acima descritas, sendo uma delas as alterações em escalas de plantões, sendo que a partir do dia 21/10/24 ficará com equipe reduzida”, diz um trecho do comunicado.

O comunicado indica que às segundas-feiras a escala será:

2 médicos de 6 horas – MANHÃ

3 médicos de 6 horas – TARDE;

3 médicos de 12 horas – NOTURNO.

De terça a sexta-feira:

2 médicos de 6 horas – MANHÃ

2 médicos de 6 horas – TARDE

2 médicos de 12 horas + 1 R6 (19 as 01h) – NOTURNO

Finais de semana e feriados:

2 médicos diurno e noturno (12h) + 1 médico intermediário das 13:00 as 01:00 h.

A mensagem informa ainda que “Conforme a determinação e a necessidade da adoção de medidas de contenção de despesas em geral, essas foram algumas das decisões tomadas pelo secretário de finanças, Sr Diocesar de Souza, repassando para a nossa Secretária de Saúde, Sra Chayane.”.

Conforme fontes da Secretaria de Saúde, o corte atinge as unidades de urgência e emergência. Os médicos são contratados via Consórcio de Regional de Saúde (CIS5ªRS).

Nomeações

Mesmo em meio a indicação de cortes de médicos plantonistas a prefeitura segue nomeando comissionados. Um dos que ganharam um cargo é o vereadores eleito Kenny do Cartório. Ele foi nomeado nesta terça-feira (15/10) para ocupar o cargo de Assessor 1 na Secretaria de Obras, Viação e Serviços, pasta comandada por Jacqueline Satiko, que foi sua correligionária nas eleições 2024.

Também ocorreram nomeações na Secretaria de Cultura, Executiva, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!