A Secretária Municipal de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade, afirmou ao CulturaNews e à Rádio Cultura, que o ajuste na escala de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento Batel, Trianon e Primavera não vai prejudicar a prestação de serviços para os casos de urgência e emergência. Afirmou ainda que todas as unidades básicas de saúde (UBS) estão com ao menos um médico escalado, por isso a população pode procurar diretamente a UBS ao invés de ir à UPA.
“Ninguém vai ficar desasistido, serão as três unidades trabalhando normalmente”, afirmou a secretária de Sáude. Segundo ela, em situações normais, a quantidade de médicos definida nas escalas dá conta das demandas emergenciais como acidentes, infartos, AVCs, etc.
“Por que tínhamos mais médicos antes? Porque tínhamos um vazio na atenção primária, não tinhamos médicos para compor as equipes, mas atualmente podemos dizer que temos médicos em todas as unidades e em algumas dois pra suprir a demanda pelo atendimento básico”, disse Chayane Andrade.
As pessoas que procurarem as Upas e que não forem classificadas como casos de urgência e emergência terão atendimento, mesmo sendo um caso de tratamento nas UBS. Contudo, o tempo de espera poderá ser estendido.
Nomeações
Nesta quinta-feira (17/10) foram nomeados mais cinco médicos, dois deles de urgência e emergência. Com isso, a demanda das unidades básicas fica atendida com ao menos um profissional e o quadro que atende nas Upas é reforçado.
Plantões
Atualmente a prefeitura usa os seus profissionais para atender nas UPAs, mas as escalas não fecham. Por isso são contratados profissionais via Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS). Esses profissionais recebem em torno de R$ 120 por hora de plantão. São justamente esses profissionais que serão reduzidos com as novas escalas a partir de segunda-feira (21/10).
Reportagem de Cléber Moletta
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



