A Sanepar informou nesta quinta (11/04) que descobriu o que causou a cor alterada da água e afirmou que o problema está solucionado. Segundo a companhia, foram realizadas análises da água in natura do Rio das Pedras e identificada a “presença de manganês acima do normal no manancial”
A sanepar enfatizou que “Os níveis mais elevados não representam qualquer risco à saúde”. Contudo, “em maior quantidade o mineral reage com o cloro usado no tratamento. Essa reação dá à água uma coloração amarelada após um certo tempo de contato entre o mineral manganês e o gás cloro, por isso a água adquiria a característica de cor a partir das redes de distribuição”, esclareceu a empresa.
Portanto, a hipótese de alteração por problemas na tubulação de ferro foi descartada. Para solucionar o problema, foram ajustadas as “dosagens de dióxido de cloro, de acordo com especificações técnicas rígidas e obedecendo a legislação, visando garantir segurança operacional. Todo esse processo foi e continua sendo acompanhado e monitorado por dezenas de especialistas da Companhia”.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
Com a alteração, o problema deve cessar em toda cidade. Em relação a causa do aumento do manganês, a companhia afirmou que “profissionais de hidrogeologia devem monitorar o manancial no intuito de identificar o que pode ter causado a alteração no nível de manganês na água in natura.”
Barragem
Não há relação alguma com a barragem de enrocamento erguida próximo das bombas de captação. A barragem já opera há meses e o problema de água amarelada ocorre há cerca de duas semanas.
A nota da Sanepar ressalta também que o Rio das Pedras recebe água de afluentes e interferência de outros agentes. Um exemplo é a rodovia RR-277, que passa pela bacia. Por isso reforça que “cuidado com o uso e com as águas de rios é responsabilidade de toda a sociedade”.
Atendimento
Clientes que tenha alguma reclamação sobre alteração da cor da água devem relatar à Sanepar via canais oficiais de atendimento.