Secretário de Segurança do Paraná participa em Guarapuava de reunião sobre combate à criminalidade

Encontro com forças policiais da região discutiu ações integradas para reduzir homicídios, roubos e feminicídios ao longo de 2025.

Foto: William Batista/ CulturaNews

29/05/2025 às 15:00 - Atualizado em 29/05/2025 às 15:11

Compartilhe:

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Guarapuava nesta quarta-feira (28) para uma reunião com representantes das forças policiais da região. O encontro fez parte do planejamento da Operação Cidade Segura, que vai orientar as ações integradas de segurança em 2025.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, e autoridades locais. O objetivo foi alinhar estratégias para reduzir crimes como homicídios, roubos, feminicídios e violência contra a mulher. Segundo o secretário, essa foi mais uma de uma série de reuniões já feitas em outras cidades, como Cascavel, Maringá e Londrina, dentro de um trabalho de análise criminal. A ideia é estudar os dados e entender as causas dos crimes registrados nos primeiros quatro meses de 2025.

Queda nos crimes e foco nos feminicídios

“Estamos comparando os números com os anos anteriores e já vimos que houve redução em quase todos os municípios. Os casos de roubos, homicídios, latrocínios e feminicídios diminuíram. No caso dos feminicídios, a queda foi de 8,5% em todo o Paraná”, destacou Hudson Teixeira.

Ele explicou que esses avanços são resultado de três pontos principais: integração, inteligência e investimento. Isso inclui a união entre diferentes forças de segurança, o uso de bancos de dados compartilhados entre as polícias e a aplicação de recursos em tecnologia e contratação de efetivo.

Combate à violência contra a mulher

Um dos principais temas discutidos foi o combate à violência contra a mulher. O secretário lembrou que a operação Mulher Segura, criada no ano passado, já deu resultados. Em 2024, houve uma redução de 17% nos crimes nos municípios onde a operação foi aplicada. Já nos primeiros quatro meses de 2025, em 76 municípios com mais ocorrências, a queda foi de 24%.

Ele também falou sobre uma nova medida: o uso de tornozeleiras eletrônicas para os agressores e smartphones para as vítimas com medida protetiva. “Se o agressor se aproxima, a mulher recebe um alerta com a localização dele em tempo real. A Polícia Penal é acionada na hora e envia uma equipe”, explicou.

Redução de homicídios

Sobre Guarapuava, o secretário elogiou o trabalho das forças locais e destacou uma redução de mais de 50% nos homicídios. Ele disse que muitos dos crimes registrados na cidade estão ligados ao uso de álcool e drogas, e não ao tráfico, e que há ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade, tanto na cidade quanto na área rural.

Investimentos

Durante o encontro, também foram discutidas demandas de infraestrutura, como a retirada do Cadeião do centro da cidade e a construção de uma Delegacia Cidadã. Os recursos já estão garantidos, mas, segundo o secretário, essas obras dependem de regularização de terrenos. A expectativa é que as construções comecem ainda em 2025 e sejam concluídas até o final de 2026.

Câmeras corporais com inteligência artificial

Por fim, ao ser questinado pelo CulturaNews, o secretário falou sobre os testes com câmeras corporais inteligentes que estão sendo feitos pela Polícia Militar. São 300 equipamentos em avaliação até dezembro. “Queremos algo que ajude o policial também com reconhecimento facial, leitura de placas e relatórios automáticos. Já temos 50 câmeras com essas funções em teste e seguimos avaliando o melhor modelo para a polícia e para a população”, finalizou.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!