A taxa de mortalidade infantil em Guarapuava aumentou 49% em 2023 e atingiu 13,7 óbitos por mil nascidos vivos. Em 2022, a taxa estava em 9,2. Foram 38 mortes de crianças no ano de 2023. Em 2022, ocorreram 24. Morte infantil é a que ocorre antes de um ano de vida, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados são das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
Na maioria dos casos, ocorreram problemas de saúde na mãe durante o pré-natal e que causaram nascimento prematuro. Dos 38 óbitos registrados, 31 foram por causas evitáveis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Dos 38 óbitos registrados, a maioria (29) ocorreu em nascidos prematuramente, antes de 37 semanas de gestação.
Retrocesso
O município de Guarapuava voltou a ter aumento da taxa de mortalidade infantil depois de anos consecutivos diminuindo o índice. Atualmente, no Paraná, a cidade é a 2014ª no ranking.
Pré-natal
A prefeitura de Guarapuava afirma que o pré-natal está disponível em todas as unidades e que não há falta de acesso aos serviços.
O pré-natal é gratuito e está disponível nas unidades básicas de saúde. Assim que a mulher descobre a gravidez deve buscar atendimento e fazer todas as consultas e realizar os exames solicitados. Casos de risco tem acompanhamento da Clínica da Mulher e do Ambulatório Médico de Especialidades.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!