A Unicentro inaugurou nesta quinta-feira (24) a Clínica Escola, no bairro Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Com 2.096 metros quadrados de área construída, a estrutura moderna conta com 19 ambulatórios médicos e recebeu investimento de R$ 9 milhões, com recursos do Governo do Estado, da própria universidade e da Assembleia Legislativa do Paraná.
O espaço vai permitir a realização de cerca de 6 mil atendimentos mensais, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 18 especialidades. Além dos consultórios, a unidade inclui recepção, salas de espera, farmácia, postos de enfermagem, salas de coleta de exames, triagem, imunizações, curativos, procedimentos, esterilização e vestiários.
Em entrevista ao jornalista Cléber Moleta, da Rádio Cultura, o professor do curso de Medicina da Unicentro, Celso Nilo Didoné Filho, detalhou a estrutura:
“Aqui a gente tem basicamente dezenove consultórios médicos. A gente tem a farmácia, que vai fazer a dispensação da medicação para a população de Guarapuava. A gente tem diversas salas de procedimento, entre sala de gesso, sala de coleta de exames, sala de realização de consultas multidisciplinares. E a gente tem mais a parte administrativa da clínica, que fica no SUS.”
Ele também destacou que a mudança amplia a capacidade de atendimento em relação ao espaço anterior no Seritec:
“Amplia porque lá, pelo menos na parte de Medicina, a gente está com sete consultórios adaptados. Eles nunca foram projetados para serem consultórios, na verdade. Lá vai ficar como a clínica de simulação médica, que é para o que foi feito aquele espaço. Então, a gente está tendo de sete para dezenove consultórios.”
Sobre a qualidade do atendimento, Celso reforçou:
“Dentro do nosso corpo docente, de professores da Unicentro, a gente tem os melhores especialistas aqui da Quinta Regional de Saúde, que sempre vão estar supervisionando essas consultas médicas. Então o paciente acaba se beneficiando, às vezes, muito mais do que se ele fosse atendido em um ambiente privado.”
O atendimento será feito apenas por encaminhamento das unidades básicas de saúde ou da Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é iniciar os atendimentos ainda no primeiro semestre deste ano, após a chegada dos materiais que ainda faltam e a finalização dos trâmites administrativos.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



