40ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM recebe mensagem de Leão XIV

Evento é realizado no Rio de Janeiro, por ocasião da celebração dos 70 anos da primeira Conferência do Episcopado no continente, em 1955.

Missa de abertura do 40ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM. (Foto: Luiz Lopes Jr).

28/05/2025 às 15:40

Compartilhe:

O Papa Leão XIV enviou uma mensagem ao Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, reunido em sua 40ª Assembleia Geral Ordinária, no Rio de Janeiro (RJ). Ele uniu-se à ação de graças pelos 70 anos de caminhada pastoral em favor da evangelização e do acompanhamento às Igrejas particulares feito pelo organismo continental..

Telegrama do Santo Padre traduzido para o Português do Brasil:

SR. CARDEAL JAIME SPENGLER
ARCEBISPO DE PORTO ALEGRE
PRESIDENTE DO CELAM

Por ocasião da 40ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM, na qual se comemora o 70º aniversário da Primeira Conferência do Episcopado Latino-Americano e da criação desse Conselho Episcopal, saúdo cordialmente todos os bispos da América Latina e do Caribe, reunidos em espírito colegial para discernirem juntos os desafios que o tempo presente apresenta à Igreja na América Latina, e para buscarem, em comunhão afetiva e efetiva, iniciativas pastorais que levem a soluções segundo os critérios da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Uno-me à ação de graças ao senhor pela celebração desta feliz efeméride, que nos recorda como o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho é um sinal de colegialidade, assim como um órgão de contato, colaboração e serviço das Conferências Episcopais da América Latina na tarefa da evangelização e da atenção pastoral ao santo povo fiel de Deus que peregrina nesse amado continente. Na atual conjuntura histórica, em que um grande número de homens e mulheres sofre tribulações e pobreza causadas pelas contínuas crises em escala continental e mundial, temos urgente necessidade de recordar que é o Ressuscitado, presente em nosso meio, quem protege e guia a Igreja, reacendendo nela a esperança por meio do amor que “foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), suplicando ardentemente a Ele que fortaleça a Igreja em sua missão de ir ao encontro de tantos irmãos e irmãs, para anunciar-lhes a mensagem de salvação de Cristo Jesus e torná-los participantes da alegria que nasce do encontro pessoal com Ele.

Agradecendo ao CELAM pelo serviço de animação missionária que realiza nessas terras latino-americanas, peço-lhes que rezem ao Bom Pastor por mim, para que eu seja sempre fiel ao ministério em favor da Igreja Universal que Ele quis confiar-me. Ao mesmo tempo, invocando a constante proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, concedo de coração a Bênção Apostólica, como penhor de abundantes bens celestes.

LEÃO P.P. XIV

Fonte: CNBB.