Cultura News

Instituto Assistencial Dom Bosco realiza Oratório Festivo nesta sexta (31)

A festividade gratuita, a partir das 14 horas, celebra o Dia de Dom Bosco.

Instituto Assistencial Dom Bosco realiza Oratório Festivo. (Foto: arquivo IADB)

30/01/2025 às 15:40

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, é celebrado o Dia de Dom Bosco, data de morte do santo. Em Guarapuava, o Instituto Assistencia Dom Bosco (IADB) vai realizar gratuitamente, a partir das 14 horas, um oratório festivo, aberto para a comunidade.

Segundo o diretor executivo da instituição, Gabriel Santos, para participar não precisa morar nos bairros Vila Carli, Paz e Bem e Jardim das América, pois todos os moradores de Guarapuava estão convidados. Na programação, brinquedos infláveis, jogos, brincadeiras e serão servidos pipoca e algodão doce

“O objetivo é enaltecer o nome de Dom Bosco, lembrar como ele foi importante para os nossos adolescentes e jovens. Então, será um dia de festa” – enfatizou Gabriel.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Sobre Dom Bosco

Dom Bosco (1815-1888) foi um sacerdote católico italiano, fundador da Congregação Salesiana. Atuante em assuntos sobre educação foi considerado grande protetor da juventude. Foi canonizado pelo Papa Pio XI.

Giovanni Melchior Bosco nasceu em Becchi, próximo a Turim, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Filho de Francesco Bosco e de Margherita Occhiena, ficou órfão de pai com apenas dois anos de idade.

Dom Bosco iniciou seus estudos com nove anos de idade. Ainda com a mesma idade, teve um sonho quando recebeu o seguinte conselho: “Torna-te forte, humilde e robusto. A seu tempo, tudo compreenderás. Aprende com os saltimbancos dos circos ambulantes, dá espetáculo para seus colegas, conta-lhes histórias e conquista-lhes o coração. Leva todo mundo para a Igreja”.

Com 16 anos Dom Bosco entrou na escola de Castelnuovo D’Asti. Com 20 anos ingressou no seminário de Chieri. Além de estudos religiosos aprendeu diversos ofícios, entre eles o de alfaiate, ferreiro, encanador e tipógrafo.

Em 1876, Dom Bosco criou a “Associação dos Cooperados Salesianos”, à qual deu um regulamento específico com o objetivo de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil.

Nesse mesmo ano, a Associação foi aprovada pelo para Pio IX. Dom Bosco construiu, em Turim, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Nos anos seguintes, fundou 59 casas salesianas em seis países. Dom Bosco morreu aos 72 anos, em 31 de janeiro de 1888.