Cultura News

Julho é o mês do dízimo

Os coordenadores da Pastoral do Dízimo da diocese de Guarapuava, Luiz Gruchoski e Leda Marina de Andrade Gruchoski, enviaram um comunicado para as paróquias.

Julho é o Mês do Dízimo. Foto: cartaz de divulgação Diopuava.

11/07/2024 às 10:40 - Atualizado em 11/07/2024 às 14:07

Compartilhe:

Todos os anos, no mês de julho, a Igreja Católica convida os fiéis para refletir e entender melhor o propósito do Dízimo, lembrando que não é apenas uma contribuição financeira, mas um gesto de pertença e um compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Os coordenadores da Pastoral do Dízimo da diocese de Guarapuava, Luiz Gruchoski e Leda Marina de Andrade Gruchoski, escreveram um comunicado para as paróquias, convidando para refletir sobre o tema e sugerindo ações específicas para as comunidades.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Confira o texto na íntegra:

DÍZIMO, UMA VOCAÇÃO À PARTILHA, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO NA IGREJA

O Dízimo é uma alegre experiência religiosa que o cristão deve experimentar. É encontro com o Senhor Deus e abertura para a fraternidade e partilha. Em At 2,44 o Senhor nos fala: “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”. A nossa igreja atenta aos apelos do Pai, compreende que a experiência do dízimo deve ser vivida na dimensão da fé, que nos tira do isolamento e nos lança para o encontro com o Senhor Jesus e os irmãos, particularmente os mais pobres e necessitados.

O dizimista fiel sabe que a missão também é obra do Espírito Santo. Ele que nos faz testemunhas corajosas e fiéis à missão de Jesus. Por meio Dele, conhecemos a verdade que liberta e salva. Com nossos corações abertos ao Espírito que conduz os passos da Igreja, percebemos a dimensão evangelizadora e missionária do dízimo. Pelo dízimo, cada um de nós contribui com o trabalho evangelizador e missionário da Igreja da qual fazemos parte como tijolos vivos da grande construção de Deus que é o Reino presente na Igreja.

A dimensão missionária é evangelizadora, as pastorais, grupos e movimentos devem se organizar melhor, se preparar e se capacitar para o serviço que realizam em nome da fé. A caminhada missionária assumida pela diocese neste ano tendo como símbolo a VELA MISSIONÁRIA nos chama a participar na missão da Igreja. Cada paróquia através dos GM (grupos missionários) deve se organizar para preparar as Missões, junto com todas as pastorais em especial a Pastoral do Dízimo que já possui um trabalho de visitação missionária e distribuição por setores.

Neste mês queremos intensificar nossos trabalhos de conscientização dos fieis para participar e assumir o Dízimo como ato de Amor, Fé e Missão da Igreja. São Paulo nos diz: “Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9,16). Sendo dizimistas fiéis à Igreja de Cristo, podemos dizer que temos méritos de missionários. Pense nisso e seja um fiel dizimista em sua comunidade e faça parte dos grupos missionários de sua paróquia.

Sugestões de Ações para o mês

– Visitas e encontros nas casas com Celebração da Santa Missa, Celebração da Palavra ou encontro de reflexão sobre o dizimo. Estas opções estão no livro “O DÍZIMO e a Pastoral do Dízimo” de Dom Bruno Elizeu Versari.

Agradecemos pelo trabalho pastoral nas paróquias e comunidades.

Coordenação diocesana

Luiz Gruchoski e Leda Marina de Andrade Gruchoski

Fonte: Pastoral do Dízimo e Diopuava.org.