O legado de paz do Papa Francisco continua: o papamóvel dele, o mesmo veículo com o qual ele saudou e se aproximou de milhões de fiéis em todo o mundo, está sendo transformado em uma unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza. Foi o último desejo do Santo Padre para as pessoas às quais demonstrou tanta solidariedade ao longo de seu Pontificado, especialmente nos últimos anos. E em seus últimos meses de vida, o Papa confiou a iniciativa à Caritas Jerusalém, procurando assim responder à terrível crise humanitária na Faixa de Gaza, onde quase um milhão de crianças está deslocada.
Em meio a uma guerra devastadora, infraestruturas em colapso, um sistema de saúde debilitado e a falta de instrução, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, infecções e outras condições de saúde precárias colocando suas vidas em risco. O Papa Francisco costumava dizer que “crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada”. E com este último presente, suas palavras se tornaram ação.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
No papamóvel foram instalados equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais. Também contará com médicos e profissionais de saúde e – assim que o acesso humanitário à Faixa de Gaza for restabelecido – chegará às crianças nos ângulos mais isolados de Gaza.
Em um comunicado à imprensa, Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, escreveu que “com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas”. “Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”, acrescentou.



