Cultura News

Romaria do Terço dos Homens da diocese de Guarapuava é cancelada

O evento católico estava marcado para o próximo domingo, dia 26. O motivo da decisão foi a demanda de atividades para os homens nas paróquias na mesma data.
Terço dos Homens

Terço dos Homens foi criado há pelo menos 60 anos. Foto: Céci Maciel

23/05/2024 às 17:30 - Atualizado em 23/05/2024 às 22:56

Compartilhe:

A Romaria do Terço dos Homens da diocese de Guarapuava foi motivada pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva. Incentivada para unir todos os homens envolvidos no terço num momento de oração, reflexão e adoração. O encontro aconteceria no domingo, 26 de maio de 2024, mas foi cancelada.

O coordenador diocesano do Terço dos Homens, Antônio Cipriano de Andrade Júnior, explicou que a decisão foi tomada por conta das atividades nas paróquias, realizadas por homens, terem sido marcadas no mesmo fim de semana da romaria.

A nova data não foi definida, mas de acordo com Andrade Júnior, setembro poderá ser o mês escolhido, por ser comemorado no mesmo mês, o Dia Nacional do Terço dos Homens.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Sobre a Romaria do Terço dos Homens

Tradicional, a Romaria dos Homens acontece há pelo menos 60 anos. A primeira edição ocorreu em 1955, durante o dia, com um trajeto diferente, mas em 1958, tudo mudou. Após a decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ser como se conhece hoje, com realização à noite.

Desde a criação, o único período em que a procissão não percorreu seu caminho foi nos anos de 2020 e 2021, devido a pandemia de Covid-19.A procissão nasceu com o objetivo de catequizar e evangelizar os homens. No início, somente os homens podiam subir para participar da missa. Um grupo de frades ficava no portão e impedia a entrada de pessoas do sexo feminino. Dom João Batista cobrava dos maridos mais respeito às mulheres e trabalhava na conscientização sobre a importância de valorizar a mulher.