Guarapuava tem mais uma ocupação irregular se formando. Cerca de 30 famílias começaram a entrar em um terreno da Prefeitura, ao lado da Avenida Beira Rio, no bairro Xarquinho. No local, a administração tem projeto de construir um parque linear.
As primeiras famílias começaram a fazer barracos improvisados no dia 1º de novembro. Fitas delimitando lotes e futuras ruas foram fixadas pelos próprios invasores.
O terreno é úmido em boa parte, muito próximo do rio Xarquinho. Pela lei, é uma Área de Proteção Ambiental. Contudo, já sofreu intervenções. Depois da enchente de 2014 teve o leito deslocado e mais recentemente a obra da Beira Rio. A avenida construída para dar acesso ao Bairro Cidade dos Lagos custou pelo menos R$ 12 milhões e foi construída muito próxima do rio, no lado oposto de onde agora se montam casebres.
Veja o vídeo e a palavra de moradores
Sem liderança
A reportagem esteve no local e conversou com moradores que se instalam no tereno. São muitas crianças. A maioria é do próprio bairro. Não há indícios de intermediários, algo comum em algumas invasões, quando uma pessoa vende ou controla a entrada das famílias.
Também não há lideranças e pessoas organizando os ocupantes para estruturar o local ou dialogar com o Poder Público.
O local não tem água e energia elétrica regulares. E também não há gatos neste momento.
A Prefeitura foi procurada, mas ainda não retornou com informações sobre providências e medidas tomadas no local.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



