A Polícia Ambiental registrou um desmatamento no último domingo (1), em uma propriedade localizada no Distrito Guará, em Guarapuava, que faz parte da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança. O responsável pelo local foi multado em quase meio milhão de reais.
De acordo com a polícia, por meio do setor de georreferenciamento com o uso de imagens de satélites, foi possível localizar a área desmatada. “Em 2021 nossas equipes já estiveram lá. Haviam feito um embargo de um pedaço daquela área. Dessa vez as equipes constataram que além de mexer nessa área embargada a pessoa estava lidando com outra área e fazendo destoca. Limpando a área para fazer plantio”, destacou a Tenente da Polícia Ambiental, Patrícia Silvério.
A área desmatada tem uma tamanho de aproximadamente 23 hectares. A multa aplicada foi no valor de R$ 444 mil.
“Utilizamos imagens de satélite de um programa específico chamado QGIS, que nos auxilia a elaborar e quantificar a devastação aqui da nossa região”, explicou a Tenente.
“A 4ª Companhia [Polícia Ambiental] atende uma região muito vasta. A gente também usa alerta do sistema ‘Brasil Mais’ da Polícia Federal, que mostram alertas de áreas onde estão ocorrendo os desmatamentos. Hoje em dia, a pessoa que faz qualquer corte sem autorização do órgão competente, a gente consegue sim acessar essas informações e chegar até o proprietário ou o nome que consta no Cadastro Rural, o CAR.”
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



