Poucos dias após o início do novo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos, começaram as operações de deportação em massa de imigrantes ilegais. Na noite de quinta-feira, 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas numa enorme operação anunciada pela Casa Branca.
Ao longo da campanha presidencial, Donald Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, considerando-a uma “emergência nacional”. Logo no primeiro dia de Presidência, o republicano assinou uma série de ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigrantes no país.
Ontem, o presidente da Câmara de Newark, Ras J. Baraka, declarou em comunicado que os agentes dos serviços de imigração causaram confusão num estabelecimento local, “detendo residentes e cidadãos sem apresentar um mandado”.
No dia da tomada de posse de Trump, o Senado norte-americano, de maioria republicana, aprovou um projeto de lei que obriga os serviços federais a deter os imigrantes ilegais suspeitos de determinados crimes.
Brasil
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe nesta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. Ao todo, 158 pessoas estarão a bordo, segundo a Polícia Federal.
O avião está previsto para chegar no período da noite. Este é o segundo voo com deportados que chega a Confins neste ano; o primeiro pousou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo.
A PF não informou a nacionalidade dos ocupantes, mas, segundo o Itamaraty, 88 são brasileiros.
Com informações da Agência Brasil e do g1
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



