A Engie Brasil, empresa com atuação no mercado livre de energia, doou R$ 4,3 milhões para investimento nas Unidades de Conservação do Paraná. Parte do dinheiro vai pagar um projeto de revitalização do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
O recurso também vai financiar a compra de 18 quadriciclos, 5 UTVs (veículo off-road), 2 embarcações e 25 televisores 75”. O acordo foi estabelecido pelo programa Investe Parques do Instituto Água e Terra (IAT).
A doação foi anunciada quinta-feira (06), durante o Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu.
Outros recursos
O Instituto Água e Terra (IAT) anunciou outros investimentos nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. São três diferentes propostas (incluindo a da Engie) que totalizam R$ 10 milhões para a melhoria da infraestrutura dos 72 parques estaduais.
Parque São Francisco
A unidade de conservação abriga o Salto São Francisco e a parte da escarpa que delimita o segundo e terceiro planaltos paranaense.
Mesmo sendo uma unidade de proteção integral, o Parque sofreu com desmatamento e aparece como a 6ª mais desmatada em 2023 no Bioma Mata Atlântica. Foram devastados 23 hectares no período.
O parque é de uso restrito para preservação e um plano de manejo está em elaboração. A unidade tem cerca de 7 mil hectares e se estende por Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também