Engie Brasil vai bancar projeto de revitalização do Parque São Francisco da Esperança

Recurso doado pela companhia do setor de energia também será destinado para outras unidades de conservação.

Parque abriga o Salto São Francisco e tem 7 mil hectares de extensão. Foto: Cléber Moletta.

08/06/2024 às 08:15 - Atualizado em 08/06/2024 às 11:12

Compartilhe:

A Engie Brasil, empresa com atuação no mercado livre de energia, doou R$ 4,3 milhões para investimento nas Unidades de Conservação do Paraná. Parte do dinheiro vai pagar um projeto de revitalização do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

O recurso também vai financiar a compra de 18 quadriciclos, 5 UTVs (veículo off-road), 2 embarcações e 25 televisores 75”. O acordo foi estabelecido pelo programa Investe Parques do Instituto Água e Terra (IAT).

A doação foi anunciada quinta-feira (06), durante o Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu.

Outros recursos

O Instituto Água e Terra (IAT) anunciou outros investimentos nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. São três diferentes propostas (incluindo a da Engie) que totalizam R$ 10 milhões para a melhoria da infraestrutura dos 72 parques estaduais.

Parque São Francisco

A unidade de conservação abriga o Salto São Francisco e a parte da escarpa que delimita o segundo e terceiro planaltos paranaense.

Mesmo sendo uma unidade de proteção integral, o Parque sofreu com desmatamento e aparece como a 6ª mais desmatada em 2023 no Bioma Mata Atlântica. Foram devastados 23 hectares no período.

O parque é de uso restrito para preservação e um plano de manejo está em elaboração. A unidade tem cerca de 7 mil hectares e se estende por Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!