O mês de fevereiro de 2025 foi um dos mais quentes já registrados no Paraná, com temperaturas médias acima da média histórica em todas as regiões do Estado. Em Guarapuava, a temperatura média foi de 22,5°C, a mais alta para o mês desde 1998. Outras cidades da região centro-sul também bateram recordes: Laranjeiras do Sul (23,7°C), Palmital (24,4°C), Pinhão (23,3°C) e Fernandes Pinheiro (22,6°C).
Segundo o Simepar, as temperaturas mínimas, registradas de madrugada, aumentaram até 2°C em cidades como Ponta Grossa e Cândido de Abreu, enquanto as máximas ficaram entre 2°C e 3°C acima da média histórica.
A ausência de frentes frias contribuiu para o calor intenso. “Tivemos poucas frentes frias em fevereiro, e elas não chegaram organizadas ao continente, permitindo que o sol predominasse por mais tempo”, explicou o meteorologista Samuel Braun.
Além do calor, o mês foi marcado por chuvas irregulares. Algumas cidades registraram volumes acima da média, como Antonina (+72 mm), Cornélio Procópio (+70 mm) e Curitiba (+85 mm). Por outro lado, municípios como Pato Branco (-112 mm), Francisco Beltrão (-88 mm) e Lapa (-73 mm) tiveram déficit de chuva.
A previsão para março é de continuidade do calor, com chuvas esparsas, segundo o Simepar.
As informações são da AEN-PR.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



