De 30 Cmeis de Guarapuava, 26 já voltaram a ser integral

Administração está voltando atrás de política implantada em 2019, quando todas as vagas se tornaram parciais.

Somente quatro Cmeis permanecem com vagas parciais, segundo a Prefeitura. Foto: Assessoria Prefeitura de Guarapuava.

05/12/2024 às 11:10

Compartilhe:

Dos 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Guarapuava, 26 estão atendendo em horário integral (manhã e tarde), segundo o prefeito Celso Góes. Quando assumiu, em 2020, o município havia herdado da gestão anterior uma política de oferta parcial em toda rede. Desde então, gradativamente, as vagas voltaram a ser o dia todo. 

“Estamos deixando para a próxima administração somente quatro Cmeis ainda parciais, a próxima gestão pode resolver isso com muita tranquilidade, porque já está tudo ampliado, reformado, basta chamar [servidores] do concurso”, disse Celso Góes. 

A política de vagas parciais foi criada em 2019, na gestão Cesar Filho. Na época, a proposta era atender a demanda reprimida usando a mesma estrutura existente. Ao invés de atender uma criança o dia todo, seriam atendidas duas, uma em cada turno, com a mesma equipe e estrutura. 

Contudo, não funcionou e muitas famílias se disseram prejudicadas pela mudança. 

Reformas e ampliações

A Prefeitura de Guarapuava entregou nesta quarta-feira (04/12) as obras de revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Camillo Borges, no bairro Boqueirão. 

A unidade recebeu melhorias estruturais, ampliação de salas de aula, substituição de pisos, reforma de banheiros e áreas internas e externas, além de nova pintura. As obras proporcionarão um ambiente mais amplo e adequado para os 117 alunos atendidos, distribuídos em nove turmas que abrangem as fases de berçário e educação infantil (Infantil I, II e III).  

Nesta quinta-feira (05/12), em Entre Rios, o município entrega a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Elisabeth Mayer Leh. 

Novos Cmeis

A atual administração encerra com a construção de três novos Cmeis encaminhada. Um, que será erguido no bairro Morro Alto, recebeu recursos do Governo Federal e já está garantido, bastando dar andamento aos trâmites legais. 

Outros dois são de um programa Estadual, Creche Feliz, que vai erguer duas unidades: uma no Guará e outra no Xarquinho. A construção ocorre em terrenos da prefeitura, mas com projeto e recursos do estado. As obras já estão garantidas, mas ainda não começaram.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!