Eleição da nova diretoria da Ugam é marcada por desorganização e disputas políticas

Entidade representa associações de moradores. 
27/05/2025 às 16:19 - Atualizado em 27/05/2025 às 18:36

Compartilhe:

O comando da União Guarapuavana das Associações de Moradores (Ugam) está em disputa por lideranças. De um lado uma chapa montada por candidatos a vereador não eleitos em 2024 e de outro o atual presidente da associação, Alceu Nascimento. 

A eleição chegou a ser convocada para o dia 31 de maio, contudo, não há comissão eleitoral constituída e controvérsia em relação à inscrição das chapas.

Vilmar Roberto Zainedir, o ‘Vermeio da Primavera’, concedeu entrevista à Rádio Cultura afirmando ser candidato único. Já o atual presidente, Alceu Nascimento, disse que inscreveu uma chapa, mas que pretende cancelar a eleição porque existem irregularidades no processo eleitoral.

Desorganização

Nenhuma comissão eleitoral foi instituída e a assessoria jurídica da instituição, que poderia receber as inscrições e conduzir o processo eleitoral, deixou a função ao longo do processo.

Votam nas eleições da Ugam os representantes das associações filiadas. Mas não há informações corretas sobre quantas entidades estão aptas a votar. O atual presidente da instituição fala em mais de 40 filiados, mas não há números exatos e informações sobre a efetiva atuação e validade jurídica delas.

O que vai acontecer?

Para Alceu, atual presidente, será avaliada uma possibilidade junto ao presidente de honra da instituição, Vitor Hugo Ribeiro Burko, ex-prefeito.

“Vamos ter uma reunião com o Vitor Hugo, que é presidente de honra e é neutro, não faz parte de nenhuma chapa, e se não houver concessão de uma chapa única até quinta-feira [29/05] vai ser prorrogado para que as associação indiquem os delegados para poder participar das eleições”, disse Alceu. 

Até o fechamento da reportagem nenhuma medida formal foi tomada para adiar a eleição.

Já o Vermeio do Primavera se autointitula candidato único e afirma que a eleição vai acontecer. 

“Nós entramos em um consenso, mais de 90% [das associações filiadas] indicaram meu nome como presidente e do professor Marcos Fernandes como vice”, afirmou. 

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!