Os funcionários públicos que atuaram nos últimos dois anos no programa Melhor em Casa de Guarapuava vão receber uma moção de aplausos pelos serviços prestados. A honraria foi aprovada na sessão desta terça-feira (04/02).
Prestado pelo Departamento de Atendimento Domiciliar da Secretaria de Saúde, o serviço multiprofissional do Melhor em Casa é direcionado a pacientes acamados, sobretudo os que estão em cuidados paliativos.
O mesmo setor fornece oxigênio, dietas, medicamentos e outros serviços para pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023 e 2024 o trabalho dos servidores foi reconhecido nacionalmente pela excelência.
Contudo, o atual secretário de Saúde, Marcio Brunsfeld, fez críticas sobre a forma de gestão do serviço durante uma coletiva de imprensa realizada em janeiro.
Mudanças
Vários vereadores, de situação e oposição, falaram durante a discussão sobre a concessão da honraria. O presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB), foi incisivo na defesa do programa e mostrou preocupação sobre as mudanças promovidas pela atual gestão.
“Todos [os servidores] foram afastados em um canetaço e ficamos com mais de 5 mil guarapuavanos sem atendimento do dia para noite”, afirmou o presidente do legislativo.
Segundo ele, os profissionais que atuavam até 2024 são todos concursados e foram removidos todos de uma vez do setor. Na avaliação dele, isso prejudica o serviço porque muitos pacientes já tinham vínculo de um longo período sendo acompanhados pelo serviço.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!