Cultura News

Funerária cumpre as regras e entrega material de qualidade, afirma empresa Cristo Rei

Ronize Fantin Martins, representante da empresa, afirmou que todas as normas são cumpridas e recebe com tranquilidade CPI que vai investigar Sistema Funerário de Guarapuava.

Empresa afirma que cumpre valores e qualidade previstos na lei municipal. Foto: Cléber Moletta.

03/06/2024 às 16:00

Compartilhe:

A qualidade do serviço funerário prestado pela Funerária Cristo Rei foi defendida pela representante da empresa, Ronize Fantin Martins. Ela afirmou que todas as condições previstas em lei são cumpridas pela empresa e que vê com tranquilidade a CPI que vai investigar o Sistema Funerário do município.

“Recebemos com tranquilidade essa CPI porque não temos nenhuma ocorrência de problema funerais onerosos ou de doação”, afirma. A empresa é uma das três concessionárias que atuam em Guarapuava e aceitou conversar com a reportagem.

A qualidade do serviço funerário foi questionada por vereadores que autorizaram, na semana passada, a abertura de uma CPI do Sistema Funerário municipal. A Comissão ainda não foi instalada nem definiu presidente e relator.

Funerais doação

A legislação municipal e o contrato de concessão com as empresas funerárias preveem a doação de funeral para famílias sem condições econômicas de contratar o serviço. As funerárias devem assegurar o serviço dentro dos parâmetros legais.

“A qualidade tem que ser garantida, a legislação trouxe os parâmetros do funeral doado, tipo de urna, material que deve ser, nós não temos nenhuma reclamação dos funerais doados”. “Não é porque a família está recebendo uma doação que terá um funeral menos digno”, completou.

Ela assegurou que o material fornecido pela empresa é de qualidade adequada ao que pede a legislação. A doação das urnas é uma das obrigações das empresas que tem a concessão em Guarapuava e não é ressarcido pelo Poder Público.

Tabela

Além de prever o funeral doado, existe um tabelamento dos serviços básicos. São cinco grupos com padrões de qualidade e preços máximos. Os valores incluem preparação do corpo, paramentação (suporte para urna, castiçais, velas, resplendor, suporte para livro de presenças, livro de presenças e demais itens afins) e traslado do corpo para o local do velório e após para o cemitério, dentro do período urbano.

Nos valores atuais o custo de um funeral adulto varia de R$ 376,47 a R$ 3.376,27 nos serviços tabelados.

Fora da tabela

“O poder concedente tabela os funerais básicos, mas também permite que as empresas ofereçam produtos diferenciados, fora da tabela do município, desde que respeitada a liberdade de escolha e que se ofereça certa flexibilidade de pagamento”, ressalta Ronize.

Nestes casos, caba a cabe a cada família a definição do que adquirir. Contudo, todas as orientações devem ser dadas pela Central de Triagem, por onde obrigatoriamente as famílias devem passar para liberar os corpos.

A funerária, segundo Ronize, utiliza a tabela elaborada pela Sesfepar (Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Estado do Paraná). Ainda assim é utilizada sempre abaixo da tabela. Segundo ela, os valores estão 25% abaixo da tabela vigente.

Preparação do corpo

A preparação do corpo com a tanatopraxia não é um serviço tabelado pelo município. Segundo ela, os valores desse procedimento variam porque dependem da condição do cadáver. A técnica, mão de obra empregada, quantidade de produtos, causas do óbito são fatores que influenciam no preço.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!