Nesta terça-feira (24), o Câmpus Santa Cruz da Unicentro recebe a palestra “De Homem para Homem”, parte do Programa Mulher Segura Paraná, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Com foco na prevenção e combate à violência doméstica e ao feminicídio, o evento busca conscientizar o público masculino sobre o papel fundamental no combate à violência de gênero. A primeira palestra foi realizada pela manhã, às 9h30, e ainda há uma segunda sessão programada para às 19h, no Auditório Francisco Contini. As inscrições podem ser feitas no local, e os participantes receberão certificado de duas horas.
O cabo João Márcio de Oliveira, do 16º Batalhão de Polícia Militar, destaca que o objetivo principal da palestra é sensibilizar os homens sobre seu papel na prevenção da violência doméstica. “Queremos que os homens que participarem da palestra saiam com a consciência de que podem ser agentes de mudança, tanto identificando atitudes violentas em si mesmos, quanto agindo ao reconhecer a violência em outros. A ideia é que todos compreendam o impacto de suas ações e ajudem a criar uma cultura de respeito”, afirmou o cabo.
A diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Roseli Machado, reforça a importância, para a universidade, de abrir suas portas para eventos como este. “A Unicentro é um espaço de formação de lideranças e de pessoas comprometidas com o bem-estar da sociedade. Promover debates e parcerias com instituições de segurança é essencial para que possamos integrar o conhecimento acadêmico com a prática na luta contra a violência. A conscientização e a prevenção são parte desse processo, e a universidade tem um papel importante nesse debate”, destacou.
A ação faz parte de um esforço contínuo da Secretaria de Segurança Pública do Paraná para aproximar a comunidade das forças de segurança e dos canais de denúncia e proteção. Segundo o cabo João Márcio, o Programa Mulher Segura Paraná também realiza visitas preventivas a mulheres em situação de risco e promove o cumprimento de medidas protetivas, além de oferecer um atendimento especializado às vítimas de violência.
Serviço
Você sabia que Guarapuava conta com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência? Com o CRAM, as mulheres têm acompanhamento psicológico, social e jurídico, por uma equipe especialmente preparada para este fim.
Entre em contato pelos telefones (42) 3142-1159 e (42) 98405-6206.
Em caso de violência, denuncie! Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.
Fonte: Unicentro
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!