Na madrugada da última segunda-feira (26), um bebê de apenas 15 dias de vida foi salvo por policiais militares após se engasgar com leite materno. O Cultura News conversou com a policial que fez a manobra de socorro na criança.
Foi a mãe do bebê quem chamou a polícia assim que percebeu que a criança estava engasgada. A Cabo da PM, Selma Elaine Pulga, contou: “Eu ouvi quando a soldado Amanda iniciou o atendimento e a orientação à mãe pelo 190. Percebi que ela estava com dificuldades em acatar o que a atendente estava passando para ela. Quando ouvi o endereço, já busquei no mapa rapidamente e percebi que era um endereço próximo ao batalhão. De imediato falei para nos deslocarmos para lá porque quanto mais rápido chegassemos mais rápido poderíamos dar atendimento a essa vítima”.
A policial militar disse ainda: “Graças a Deus a gente conseguiu, com o conhecimento das instruções que já tivemos, e também o instinto. Também sou mãe, também tenho esse instinto de querer ajudar e poder fazer o melhor para uma mãe que estava em desespero.”.
A técnica de primeiros socorros usada para salvar a criança foi a manobra de heimlichi, uma técnica que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente.
Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Redação Cultura News, com informações da SESA e do Ministério da Saúde.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!